quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CAMPANHA BREJO DOS CRIOULOS PLANTA!


A Comunidade Quilombola de Brejo dos Crioulos aos poucos retoma suas antigas áreas de produção, onde viviam seus ancestrais. Desde agosto de 2009, cinqüenta e cinco famílias se dedicam à roçada de uma área de pastagem abandonada, com cerca de 100 hectares, na Fazenda Caxambu. O plano é o plantio de roças de milho, feijão, arroz, cana e mandioca. A esperança está estampada no rosto de jovens, adultos, mulheres e anciões. Em meio à rezas, cantorias e batuques eles se organizam em grupos de trabalho.

Gilson, quilombola que coordena um dos grupos, mostra um antigo cemitério onde foram enterrados os avós, bisavós e um irmão gêmeo. Árvores frondosas, como Aroeira e Pau Preto, circundam o terreno. Tio Nêgo e Dona Plunara, um casal de anciãos com mais de 80 anos, são exemplo da resistência quilombola. Nunca saíram do pequeno oásis no meio do sertão ressequido, onde moram. Mesmo sem água, sem energia elétrica, continuam plantando, agora mais alegres com a companhia de seus parentes que re-ocuparam a terra.

Estamos pedindo apoio para que o Quilombo Brejo dos Crioulos possa cultivar seus 100 hectares de terrenos que foram re-ocupados e para outras iniciativas produtivas envolvendo as 500 famílias que aí vivem. Para tanto, pedimos que deposite uma doação (no valor que for possível) na conta da Associação Quilombola Brejo dos Crioulos.

Banco do Brasil
Agência: 2767 - 7
Conta Corrente: 11.102 - 3

Envie um e-mail confirmando o depósito para
quilombobrejodoscrioulos@gmail.com.
Mensalmente a Associação emitirá um extrato com os valores que foram angariados e a sua destinação em projetos comunitários. Os recursos, bem como outras informações serão publicados no blog oficial:

http://www.quilombobrejodoscrioulos.blogspot.com/.

FAÇA PARTE DA REDE DE SOLIDARIEDADE COM OS QUILOMBOS DO NORTE DE MINAS QUE JÁ CONTAM COM O APOIO DE: Federação N'Golo, CEDEFES, CPT, CAA-NM, RECID, FIAN - Brasil; MST, Professores, estudantes e pesquisadores da UNIMONTES, UFMG, Colégio São José, Arquidiocese de Montes Claros, Caritas, HEKS, CESE, PPM, Misereor, entre outras.

Um comentário:

  1. http://www.flickr.com/photos/leodojacarezinho/sets/72157624116172292/show/

    fotos Brejo dos c rioulos, só clicar ae
    sou eu o Léo do Rio de Janeiro
    estou com saudades de todos

    ResponderExcluir