segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A arte do Brejo dos Crioulos

O CAA esteve participando de uma animada reunião no Brejo dos Crioulos no último dia 27 de janeiro. Segundo a coordenadora do projeto Arte e Cultura em áreas de Reforma Agrária do INCRA/MG, Dora Castilho, o projeto visa catalogar todas as expressões artísticas da comunidade do Brejo dos Crioulos e pensar estratégia de animação, resgate e preservação da cultura deste povo. A reunião era um chamamento para que as expressões artísticas da comunidade não se percam. “O Brejo tem atividades culturais riquíssimas como o batuque e outras e nós precisamos preservá-las”, afirmou Dora. Ela lembrou ainda que no “Estatuto da Terra” está claramente a alusão de que a cultura precisa ser valorizada e reconhecida em assentamentos como aquele.



Estiveram presentes na reunião representantes das regiões de Araruba, Orion, Caxambu e Furado de Modesto, e estes trataram de dar suas opiniões acerca do assunto: “Muitas apresentações como xote de quatro e o lundu estão acabando aqui no Brejo porque as pessoas não parecem ter interesse em preservar as tradições”, mencionou o morador Ticão. Ele acrescentou que ainda existe muito preconceito: “Muita gente atribui ao Diabo nossas danças, nossos batuques e nossa crença, e precisamos vencer esse preconceito também”, lembrou o morador, acrescentando a seguir que somente o batuque persiste forte na comunidade como elemento cultural de reconhecimento. “Por isso é fundamental preservar nossas tradições”, afirmou.


O presidente da Associação de Quilombolas do Brejo dos Crioulos, João Pêra, colocou a associação à disposição para o trabalho proposto pelo INCRA. Ele reforçou que a comunidade se interessa pelo assunto, uma vez que a preservação da arte e cultura do quilombo colaborará para a maior divulgação da luta pelo território. Luta esta que já teve capítulos difíceis e que, segundo o otimismo e perseverança da comunidade, poderá reservar boas notícias ainda em 2010.


Carlinhos lembrou aos moradores a visibilidade que atividades culturais dão à comunidade quilombola que luta pelo seu território: “A terra, graças a muita luta, está prestes a ser reconquistada, e a questão artística é fundamental para nortear todas essas atividades”. Uma das próximas iniciativas que o CAA irá assessorar a comunidade é no desenvolvimento de um Centro de Documentação, um espaço físico que abrigará a memória e os documentos angariadas no processo lento e gradual que está sendo a conquista do território. “Assim como a arte precisa e deve ser preservada a memória do Brejo dos Crioulos também precisa ser guardada como cuidado”, afirmou o pesquisador. Adriana Rocha vai ajudar a comunidade de Brejo nessa empreita.



Após a reunião foi servido um delicioso almoço quilombola e os moradores começaram a se organizar lembrando-se das demonstrações artísticas da comunidade. Como não poderia deixar de ser, a moradora Paula, deu um show particular entoando um batuque que fazia referência ao INCRA e à luta daquela gente valente do Brejo dos Crioulos.


Clique no link e acompanhe um batuque da quilombola Paula que faz alusão ao trabalho do INCRA: