segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sementes antigas de Brejo dos Crioulos são resgatadas!


As últimas chuvas estão caindo como uma benção para a comunidade de Brejo dos Crioulos. Na Fazenda Caxambu II, recentemente re-ocupada, um grande mutirão estã sendo realizado para preparar as terras. Este ano as chuvas estão vindo mais cedo.

Com o apoio que passaram a contar a partir da Campanha: BREJO DOS CRIOULOS PLANTA!, a comunidade vem recebendo sementes e apoio para o inicio do preparo das terras. Mas, também, estão descobrindo tesouros que permanecem guardados como um verdadeiro cabedal: sementes tradicionais que são preservadas principalmente pelos mais velhos da comunidade.

Em uma recente visita na comunidade o Sr. Ferminiano, conhecido como Tio Nego Veio, mostrou uma semente de milho branco que ele vem cuidando dela há mais de 50 anos. Nesta visita, o sr. Eliseu, irmão de sangue de Tio Nego, recebeu uma amostra desta semente para ele plantar na nova área que está preparando. Foi com emoção que ele recebeu a semente. E ficou de plantar e repassar para outros companheiros que estão neste grande mutirão.